Módulo 6 - OUTROS MÉTODOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DE CARGOS

Conforme afirma Pontes (2004, p. 171) “o método de graus predeterminados é uma sofisticação do escalonamento simples, que , por também não ser um método analítico, indicará que um cargo é mais importante que o outro, numa visão global, sem apresentar as reais diferenças existentes em cada cargo da organização”. Esse método divide e separa os diversos cargos em categorias predeterminadas, como; por exemplo, cargos que são denominados mensalistas e cargos horistas.

Os passos que devem ser seguidos nesse método citado são:

Exemplos:

Categoria I – Grau I – trabalho não qualificado

Categoria II – Grau II – trabalho semiqualificado

Categoria III – Grau III – trabalho qualificado

Categoria IV – Grau IV – trabalho especializado

Categoria V – Grau V – trabalho executivo

Segundo Chiavenato (2004, p. 270) “o método de classificação por categorias tem a vantagem de permitir agrupar um grande número de cargos em algumas classes ou categorias para que sejam tratados de maneira uniforme e padronizada”. Porém, não podemos esquecer que esse método exige um forte julgamento, imparcialidade, experiência e competência por parte daqueles que irão alocar os inúmeros cargos nas diversas categorias ou graus da organização.

De acordo com Zimpeck (2002, p. 116) “os sistemas quantitativos na avaliação de cargos são mais complexos, pois cada cargo é avaliado segundo um número de fatores e segundo seus graus ou sub-divisões de requisitos, sendo estes ponderados para assegurar uma boa relação entre pesos dos cargos e salários correspondentes ”. Iremos observar no decorrer desse estudo que os métodos quantitativos possuem maior objetividade e são mais concretos em virtude de serem mais complexos na sua análise, levarem mais tempo e um custo maior na sua implantação.

Focaremos em seguida os dois métodos mais utilizados pelas organizações que são: avaliação por pontos e avaliação por comparação de fatores.

 

Método de avaliação por pontos ou método de avaliação por fatores e pontos ( point rating)

Segundo Chiavenato ( 2006, p. 311) “ o método de avaliação por pontos é uma técnica analítica, pois os cargos são comparados através de fatores de avaliação em suas partes componentes e é também uma técnica quantitativa, pois são atribuídos valores numéricos (pontos) para cada elemento do cargo e um valor total é obtido pela soma dos valores numéricos (contagem de pontos)”.  Ele é considerado o método mais utilizado atualmente pelas organizações, pelo fato de ser de fácil aplicabilidade, seus resultados são aceitos pelos colaboradores, ser um método com características objetivas e precisas.

A seguir seguem as etapas no processo do método de avaliação de pontos nas empresas:

1. Seleção dos cargos-chave: seleciona de 30% a 50% de cargos amostrais.

Exemplos de cargos-chave por ordem alfabética: Analista de custo, Analista de laboratório, Auditor interno, Comprador, Estoquista, Secretária, Telefonista.

2. Seleção dos fatores de avaliação: deve ser sinalizado aqueles fatores que, ao mesmo tempo, diferenciam as peculiaridades de cada um dos cargos e sejam comuns à maior parte dos cargos, como por exemplo, instrução, experiência, iniciativa, dinamismo, criatividade etc.

De acordo com Pontes ( 2004, p. 186) “ no método por pontos existirão fatores melhores ou piores e, para a correta seleção desses, é necessária a análise acurada dos cargos a serem avaliados”.  Não se pode englobar, por exemplo, cargos operacionais, administrativos e gerenciais, pois, as suas naturezas são divergentes e requerem fatores diferentes para a sua avaliação. Podemos chegar a seguinte conclusão: quanto maior o número de fatores, melhor a avaliação.

A seguir temos um exemplo dos fatores de avaliação que são semelhantes aos fatores de análise de cargos:

3. Ponderação dos fatores de avaliação: é realizada de acordo com a relevância de cada fator, atribuindo um peso relativo nas comparações entre os cargos. Finalizada esse processo, se pode efetuar alguns ajustes, se necessário.

4. Montagem da escala de pontos: é a atribuição de valores numéricos, ou seja, pontos aos graus de cada fator.

5. Montagem do manual de avaliação de cargos: é uma espécie de informativo padrão de comparação entre os inúmeros graus de cada fator e seus respectivos valores, em forma de pontos.

6. Avaliação dos cargos através do manual: cada fator é comparado com todos os cargos da organização, descrevendo o grau e o número de pontos de cada cargo naquele respectivo fator.

 

Método de comparação de fatores (factor comparison)

Segundo Chiavenato (2006, p. 308) “ o método da comparação de fatores utiliza o princípio do escalonamento, pois é uma técnica analítica, no sentido de que os cargos são comparados através de fatores de avaliação” .  A seguir temos as etapas desenvolvidas nesse método:

Para ficar mais claro esse processo, segue abaixo um exemplo de avaliação de fatores em um determinado cargo de referência de uma determinada empresa:

FATORES DE AVALIAÇÃO

SECRETÁRIA (R$)

Requisitos mentais

120,00

Habilidades requeridas

180,00

Responsabilidades

60,00

Condições de trabalho

40,00

Competências

100,00

TOTAL

500,00

Concluindo, as empresas, de acordo com a sua administração de cargos e salários, devem escolher o método de avaliação de cargos que mais se adequa a sua cultura e aos seus objetivos organizacionais.